ARLA 32: por que esse “parceiro” do óleo diesel é tão importante?

O ARLA 32 é um agente redutor essencial, responsável por reduzir a emissão de poluentes, transformando os óxidos de nitrogênio - que são tóxicos - em materiais não nocivos, como nitrogênio e água.

Muito técnico? Calma, que a gente explica.

ARLA é abreviatura de Agente Redutor Líquido Automotivo, e o 32 se refere à concentração de ureia – substância responsável por gerar a reação química que quebra os óxidos de nitrogênio – por parte de água desmineralizada: para cada 100g de água, 32,5g de ureia. Dessa forma é possível evitar até 98% das emissões de óxido de nitrogênio para a atmosfera – que é nocivo à saúde e causa diversas doenças respiratórias.

No entanto, é importante ressaltar que o ARLA 32 não é misturado ao Óleo Diesel. No veículo, seja trator ou caminhão, há sempre um tanque próprio para ele.

No caso dos caminhões, por exemplo, costuma ficar logo ao lado do tanque de Óleo Diesel. Já nos veículos P7/ Euro V, o tanque é identificado por uma tampa azul.

Atenção: embora pareçam elementos “simples”, não basta apenas misturar água com a ureia comercializada em lojas de construção ou jardinagem. A água da torneira, além de poder afetar o motor, tem componentes químicos que impedem a reação química necessária; e a ureia comercializada não é da mesma pureza que a usada na fabricação do ARLA 32.

Qualquer solução semelhante, usada com o objetivo de substituir o ARLA 32, causar sérios riscos de danos ao catalisador, podendo levar, inclusive, à perda total.

Ok, e qual a validade do ARLA 32? É possível fazer estoque?

Em temperaturas médias (de até 30ºC), o ARLA 32 tem validade de 12 meses. Se a temperatura média ficar entre 30ºC e 35ºC, esse prazo cai para 6 meses. É fundamental evitar a exposição do produto à luz solar, pois em temperaturas acima de 35ºC, ele estraga.

Como temos verões bastante quentes e temperaturas altas no Brasil, a melhor alternativa é contar com uma fornecedora de confiança que tenha ARLA 32 sempre à pronta entrega, pois as condições de armazenamento em um revendedor são mais adequadas à manutenção da qualidade do produto.

O ARLA 32 é usado nos motores de veículos movidos a Óleo Diesel produzidos desde 2013. Sua obrigatoriedade é uma forma de tornar caminhões e outros veículos que usam Óleo Diesel cada vez menos poluentes e agressivos ao meio ambiente. O descumprimento dessa medida, ou a adulteração do ARLA 32 podem acarretar em multas entre R$500 e R$10 mil, dependendo da gravidade do fato.

A preocupação com o meio ambiente e a saúde das pessoas é cada vez mais um tópico primordial entre os países membros da ONU, e a responsabilidade para que possamos criar de fato um cenário ambientalmente mais sustentável precisa ser também uma preocupação de todos os negócios.

A Serra Diesel é certificada de acordo com as exigências de todos os órgãos competentes, nas normas que dizem respeito à segurança - tanto ambientais quanto de trabalho - de nossos colaboradores e clientes.

Garanta o pleno funcionamento da sua frota e equipamentos, e cuide do meio ambiente também. Conte com nossas soluções completas em Óleo Diesel e Arla 32 a domicílio no RS e SC, com atendimento diferenciado e logística eficiente.

No Rio Grande do Sul, ligue (54) 3287.1801.

Em Santa Catarina, ligue (48) 3521.1802.