Biodiesel - e sua importância mundial.

Agosto pode ser considerado o mês do Biodiesel, já que o seu primeiro uso na história foi registrado nesse mês. Em 10 de agosto de 1895, na Alemanha, Rudolf Diesel fez seus primeiros testes usando óleo de amendoim para colocar em funcionamento o primeiro motor de compressão – tecnologia que ficaria conhecida pelo nome de seu criador.

Hoje, a data é um convite e uma maneira de promover uma maior conscientização a respeito desse combustível fundamental para economia do mundo como um todo.

Embora ele não seja totalmente limpo, oferece diversas vantagens em relação ao Óleo Diesel comum, por exemplo:

- É renovável e biodegradável;

- Reduz a emissão de CO e CO2, e de compostos sulfurados e aromáticos - todos tóxicos para o meio ambiente.

Como nós já comentamos em outro artigo (O que é o Biodiesel e por que ele é importante, que você pode ler aqui), ele é mais comumente feito de óleos vegetais, como por exemplo óleo de mamona, soja, amendoim, algodão, girassol, palma, milho e outros. Inclusive nesse aspecto, o Biodiesel pode ajudar na preservação do meio ambiente, pois também podem ser usados os resíduos gordurosos de frituras, evitando a poluição da água e do solo.

Seu uso se estende desde caminhões e ônibus a máquinas agrícolas e industriais, geradores, locomotivas e diversos outros tipos de motores a Óleo Diesel, sendo de grande importância para a indústria, comércio e exportação global.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, o Biodiesel também contribui muito para o desenvolvimento econômico e social do país, uma vez que gera maior oferta de combustíveis, mais empregos e renda, fomenta a pesquisa e inovação, favorece a industrialização e aumenta a segurança energética.

Todos esses benefícios e vantagens caminham ao encontro dos objetivos de desenvolvimento lançados pela ONU, os quais os países integrantes procuram alcançar. Em 2015, a ONU lançou a Agenda 2030, traçando 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável. O ponto 7 trata da energia, buscando uma maior aplicação de energias limpas, acessíveis e confiáveis, reduzindo a utilização de combustíveis fósseis e aumentando a utilização de fontes biodegradáveis.

A utilização do Biodiesel contribui ainda com outros pontos, referentes à diminuição da poluição e alterações climáticas em função do aquecimento global.

Também as manutenções relacionadas ao Biodiesel são fundamentais, uma vez que seu armazenamento exige alguns cuidados para manter a qualidade e usabilidade, evitando borra microbiana e entupimento dos bicos, bombas e mangueiras, entre outros problemas que podem surgir sem as precauções devidas.

Aqui na Serra Diesel, oferecemos assessoria, equipamentos e manutenções necessárias, mantendo o compromisso de qualidade com nossos clientes e o meio ambiente, e fazendo a nossa parte para garantir a segurança de todos e do planeta. É por isso que, além de termos à disposição dos nossos clientes um Biodiesel de qualidade, também buscamos estar sempre atualizados com as legislações vigentes a respeito dos cuidados ambientais e com os certificados e licenças em dia.

Dessa maneira, nossos clientes têm a certeza da procedência do produto e serviço que estão adquirindo, preservando seus equipamentos e investimentos.

A Serra Diesel oferece solução completa em Óleo Diesel e Arla 32 a domicílio no RS e SC. Atendimento diferenciado e logística eficiente.

No Rio Grande do Sul, ligue (54) 3287.1801.

Em Santa Catarina, ligue (48) 3521.1802.