Como preparar a calefação e caldeiras para os meses de frio

O outono chegou e parece que sempre depois que a Páscoa passa, o clima começa a dar sinais do frio que vem chegando. É então que começamos a pensar nos preparativos para passar por um inverno sem imprevistos e poder aproveitar essa estação do ano com tranquilidade.

Porém, é preciso ficar atento: muitas pessoas não conhecem os diversos problemas que podem surgir ao tentar ligar a caldeira nessa época sem fazer nenhum tipo de revisão. Provavelmente sua caldeira ficou inativa durante os meses todos da primavera e verão, não é?

Por isso, nós separamos algumas dicas para você começar o inverno preparado e mais tranquilo.

- Quais manutenções preciso fazer?

Como o Óleo Diesel está parado por muitos meses, é preciso fazer algumas manutenções nos equipamentos e no próprio Óleo Diesel remanescente do último abastecimento, e que porventura não tenha sido completamente utilizado.

A manutenção do Óleo Diesel está intimamente ligada à manutenção do tanque. Um dos procedimentos a serem feitos é a limpeza do recipiente, que pode ser através da utilização do otimizador de combustível ou de uma drenagem completa do tanque. Isso porque o equipamento costuma ficar exposto às intempéries ao longo do ano, o que pode provocar reações naturais de condensação no seu interior. Essa condensação acaba gerando água acumulada no fundo do tanque, que fica coberta pelo combustível.

O resultado é que o ambiente acaba se tornando propício para o surgimento de algumas bactérias que, ao se alimentarem dessa água, geram dejetos que podem entupir os bicos de injeção - um dos principais motivos da necessidade das manutenções.

Outra situação comum é o congelamento de alguns componentes do Óleo Diesel, como a parafina.

Nenhuma dessas situações, no entanto, quer dizer que o combustível seja de má qualidade ou tenha estragado. São apenas reações naturais possíveis de acontecer com os elementos químicos presentes na sua composição, mas facilmente remediáveis.

- Por que usar o otimizador de combustível?

Como vimos, existem duas alternativas para remover a borra microbiana e evitar a obstrução dos bicos de injeção. Porém, nem todos os tanques são preparados para uma drenagem total. Nos tanques domésticos, por exemplo, por serem instalados geralmente em local de difícil acesso e espaço restrito, não é possível realizar esse procedimento.
A solução adequada nesse caso é a utilização do otimizador de combustível, que atua nas moléculas de água, reduzindo a fonte de alimentos das bactérias e assim eliminando a borra microbiana.

O ideal é realizar esse procedimento sempre que abastecer o seu tanque, de modo a evitar problemas maiores.

- Eu moro em um local de difícil acesso. Como posso abastecer meu estoque?

Como sabemos, existem locais de difícil acesso, não só ao local onde o tanque está instalado, mas à propriedade em si, com estradas de terra ou chão batido. Por isso, além de termos uma uma frota própria especializada para essas situações, também contamos com a chamada “Entrega Fácil”, preparada para ir aonde os caminhões-tanque não conseguem acessar.

- Quero instalar a calefação, mas tenho dúvidas sobre o tanque.

O melhor é conversar com um especialista, que irá avaliar suas necessidades e as condições da sua estrutura para indicar qual o tanque e o local ideal para a instalação. Nós oferecemos diversos tipos de tanques por comodato que facilitam o seu planejamento. Estamos sempre à disposição para orientar e auxiliar no que for necessário.

A Serra Diesel oferece Solução completa em Óleo Diesel e Arla 32 a domicílio no RS e SC. Atendimento diferenciado e logística eficiente.

No Rio Grande do Sul, ligue (54) 3287.1801.

Em Santa Catarina, ligue (48) 3521.1802.