CUIDADOS COM CALDEIRAS E CALEFAÇÃO

Uma das melhores coisas do inverno é curtir uma casa quentinha. Para quem gosta do frio, ter a casa preparada pra essa época do ano permite desfrutar ainda mais dos prazeres do inverno – afinal, ninguém gosta de sentir frio o tempo todo, por mais que goste do inverno. Nesse ponto, a calefação e as caldeiras surgem como grandes aliadas!

No entanto, é importante lembrar que o Óleo Diesel precisa de alguns cuidados ao longo do ano, para evitar que algumas reações naturais causem problemas nos equipamentos.

Essa manutenção é em geral bastante simples, dependendo apenas da adição de um produto chamado Otimizador de Combustível.

Por que usar o Otimizador de Combustível?

Geralmente, o tanque de Óleo Diesel nas residências fica em locais mais expostos a intempéries e mudanças bruscas de temperatura – especialmente em locais como a região sul do Brasil, onde podemos ter variações de temperatura de grande magnitude em um mesmo dia (como por exemplo, dias que amanhecem em 0ºC e podem chegar a 25ºC no meio da tarde).

Assim, além da possibilidade de congelamento de componentes do Óleo Diesel, como explicado no post anterior, também existe a possibilidade de surgirem bactérias dentro do tanque.

Isso não significa que o Óleo Diesel está estragado ou é de má qualidade. O que acontece é que, com as mudanças de temperatura, pode surgir condensação de água na parede interna do tanque.

Como a densidade do Óleo Diesel é menor, essa água gerada pela condensação acaba se acumulando no fundo do tanque, coberta pelo combustível. Esse ambiente torna-se propício para a proliferação de bactérias que se alimentam dessa água, e cujos dejetos criam um material que obstrui os bicos de injeção. Esses dejetos são chamados de borra microbiana.

Dessa forma, entre um inverno e outro, passam-se meses com a bactéria criando essa borra no fundo do tanque, até que a caldeira seja novamente acionada e o combustível consumido. A borra microbiana em si não é um problema grave - o problema é que ela pode entupir os bicos de injeção.

Existem basicamente duas formas de manutenção para evitar problemas sérios: é possível fazer a drenagem do tanque, quando o equipamento oferece essa possibilidade (nem todos os tanques tem dreno), ou aplicar o Otimizador de Combustível, que é responsável por atuar nas moléculas de água, reduzindo a fonte de alimento das bactérias e eliminando a borra.

Na grande maioria dos casos, os tanques residenciais não possuem o sistema de drenagem, sendo, portanto, a utilização do Otimizador a solução adequada.

O ideal é realizar o procedimento sempre que abastecer o seu tanque. Ainda mais se existe a possibilidade de você ficar um longo tempo sem consumo, por exemplo, no fim do inverno. Assim você já previne a formação da borra, e seu combustível estará sempre pronto para o uso e sem interferências de nenhum organismo microbiano.

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