ÓLEO DIESEL DE INVERNO, PARA QUE SERVE?

Todos sabemos que é preciso tomar uma série de cuidados quando se trata de elementos químicos, e não é diferente com combustíveis. O cuidado com o calor excessivo é um dos principais a serem tomados. Mas você sabia que, em se tratando de óleo diesel, também é preciso estar atento às quedas de temperatura?

O inverno chegou forte no sul do Brasil e, segundo os órgãos meteorológicos, a previsão é de uma estaçao rigorosa com médias girando sempre abaixo de 15ºC na maioria dos dias.

Qual o problema com o diesel no inverno?

As baixas temperaturas podem comprometer a estrutura do óleo diesel. Isso acontece porque, a fim de atender às normas de sustentabilidade, o óleo diesel possui 12% de biodiesel – ou seja, contém ésteres graxos saturados e hidrocarbonetos saturados.

Em resumo, esses componentes podem congelar, criando cristais de parafina. Esse congelamento pode prejudicar várias situações, por exemplo:

- o abastecimento das máquinas, pois pode congelar na bomba de abastecimento, entupindo o filtro;

- o funcionamento dos motores dos equipamentos, uma vez que pode congelar e ocasionar entupimento dos filtros do veículo;

- o desempenho da combustão;

- a fluidez do óleo diesel;

- a potência do motor, provocando perdas.

A situação mais grave que pode acontecer no caso de congelamento do óleo diesel é a parada total de um equipamento, e outros maus funcionamentos que colocam em perigo as pessoas envolvidas na atividade em questão.

E então, o que fazer? Existe um diesel específico para o frio?

Sim! Existem formulações preparadas para as baixas temperaturas, tolerando temperaturas rigorosas, de até -15ºC, sem atingir o ponto de congelamento (dependendo da formulação).

Esses combustíveis continuam respeitando a formulação obrigatória exigida pelo governo, mas estão preparados para as temperaturas mais baixas de algumas regiões do Brasil, em especial o Sul e o Sudeste.

Dessa forma, queremos reforçar nosso compromisso com você. O óleo diesel comum congela a partir de temperaturas próximas a 0ºC. Tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina, a previsão é de que, com de costume, essas baixas temperaturas sejam recorrentes nos próximos meses.

Utilizar o diesel de inverno é o mais recomendado, pois com ele é possível reduzir o Ponto de Entupimento de Filtro a Frio (PEFF), e com isso reduzir a quantidade de manutenções necessárias nos equipamentos, além de evitar também eventuais paradas nas atividades que dependem do consumo de óleo diesel.

Esse fator é de extrema importância e um dos pontos de maior atenção da Serra Diesel, que busca fornecer combustível de qualidade e auxiliar seus clientes a se manterem em pleno funcionamento, com atendimento sempre próximo e ágil.

Afinal, ainda mais nos dias de hoje, precisamos ser parceiros de quem produz, como agricultores e indústrias, de quem presta serviços, como hotéis, e também para proporcionar o conforto do seu lar, garantindo a entrega do melhor óleo diesel para tarefas cotidianas como caldeiras e aquecedores.

Por isso, fique atento: escolha sempre um óleo diesel de inverno de qualidade, com toda a assistência técnica necessária e garanta tranquilidade nesse inverno.

Conte sempre com a Serra Diesel! É um prazer atender você.