Perspectivas e projeções para a safra do milho em 2021

O Brasil possui uma das mais extensas áreas agrícolas do mundo, com terras férteis e um clima propício para a agricultura, fatores responsáveis por colocar o país em destaque na economia mundial e um dos três principais exportadores de produtos agrícolas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia.

Apesar da pandemia em 2020 ter desacelerado o mercado, uma das culturas que mostrou grande crescimento no país foi a do milho, cuja colheita começa em breve. No entanto, esse ano o processo deverá exigir cuidados especiais para evitar perdas.

A safra de verão se deparou com poucas chuvas nos primeiros meses, o que ocasionou algumas perdas logo de início, mas, com o retorno das precipitações, houve uma redução do estresse hídrico das lavouras, possibilitando o desenvolvimento do milho. Algumas consultorias divulgaram estimativas de redução da safra devido a esse estresse hídrico – a StoneX, por exemplo, projeta a produção de 25,3 milhões de toneladas do milho na 1ª safra, representando uma queda de 1,5% em relação à última.

Segundo o indicador de preços Esalq/B3, o preço médio do milho no mês de novembro foi 10,4% superior ao preço médio praticado em outubro. E, no início de fevereiro, a saca está com cotação em torno de R$ 80,00, apesar da queda em janeiro. Como há bastante instabilidade no preço praticado pelo mercado, o produtor que procurar intensificar a produção de milho deve tomar cuidado com os custos operacionais e buscar alternativas para garantir a margem esperada na atividade.

Além dos cuidados com pragas como a cigarrinha do milho, os produtores devem estar muito atentos aos aspectos operacionais da colheita que, se não for bem planejada, pode sofrer até 25% de perdas.

Ou seja, para obter os melhores resultados possíveis para o seu agronegócio, você deve estar em dia com seu planejamento e manutenção de maquinários, de modo a não perder produção por interrupção inesperada das atividades. O período de colheita será mais curto, devido às alterações das chuvas e estresse hídrico, que influenciam no tempo de amadurecimento e inchamento dos grãos.

Por isso, não só é importante que seu maquinário tenha passado por revisão e manutenção para garantia do perfeito funcionamento, como também a compra o estoque de combustível para os maquinários deve ser planejada com cuidado e antecedência.

Garantir um Óleo Diesel de qualidade para seu equipamento previne o mau funcionamento e problemas com os motores durante o processo, evitando atrasos e prejuízos.

A Serra Diesel é a sua parceira ideal para realizar a melhor colheita em menos tempo. Além da entrega a domicílio de Óleo Diesel de qualidade, com frota própria de caminhões tanque, entregamos também o aditivo ARLA 32 e oferecemos um atendimento que faz toda a diferença, com entrega agendada, tanques por comodato e manutenções garantidas, tanto preventivas quanto corretivas.

Conte conosco para fazer a sua colheita e a economia da Agroindústria crescerem ainda mais em 2021!

A Serra Diesel oferece solução completa em Óleo Diesel e Arla 32 a domicílio no RS e SC, com atendimento diferenciado e logística eficiente.

No Rio Grande do Sul, ligue (54) 3287.1801.
Em Santa Catarina, ligue (48) 3521.1802.